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1.
O Jogo
O jogo de Squash é disputado entre dois jogadores, cada um
usando uma raquete, com uma bola e numa quadra, todas as três
de acordo com as dimensões padronizadas da WSF.
2. O Escore (A contagem de pontos)
Uma partida se constituíra de uma melhor de 3 ou 5 jogos,
conforme a opção dos promotores da competição.
Cada jogo é disputado até 15 pontos, ou seja, o jogador
que primeiro completar 15 pontos ganha o jogo, exceto quando, em
acontecendo pela primeira vez o empate em 14 pontos, o recebedor
pode optar, antes de ser servido o próximo saque, pela continuação
do jogo até 15 pontos ou ate 17 pontos, quando
então o jogador que primeiro atingir a contagem, ganha
o jogo. O recebedor deve, em qualquer dos casos, indicar claramente
a sua opção ao Marcador, Árbitro e para seu
adversário.
O marcador anunciara "melhor de 1"
ou "melhor
de 3"
pontos
conforme aplicável, antes que o jogo continue.
3. Pontos
Para
a contagem de pontos, não importa quem esteja servindo o saque,
quem ganha a jogada marca 1 ponto e passa a ser o sacador.
4. O Saque
4.1 O jogo começa com um saque e o direito de sacar é
decidido pelo giro de uma raquete. Dai em diante, o sacador continua
a sacar ate que perca uma jogada, quando então seu adversário
se torna sacador, e este procedimento continuara durante a partida.
No inicio do segundo e de cada game subsequente, o ganhador do jogo
anterior saca primeiro.
4.2 Ao inicio de cada game e de troca de sacador, o sacador tem
a escolha de que lado sacara e dai em diante, alternara o lado,
enquanto permanecer o sacador. No entanto, se uma jogada terminar
num let, o sacador devera sacar novamente do mesmo lado.
Nota para os Oficiais
Se parecer que o sacador pretenda sacar do lado errado, ou ambos
jogadores parecerem indecisos sobre o lado correto, o Marcador deve
avisar qual o lado correto. Se o Marcador cometer um erro no aviso,
ou se houver qualquer discussão, o Árbitro deve decidir
qual o lado correto.
4.3 Para sacar, a bola devera ser largada ou lançada no ar
antes de ser golpeada. Se um jogador, tendo largado ou lançado
a bola, não fizer menção de golpea-la, a bola
deve ser largada ou lançada outra vez para aquele saque.
4.4 Um saque não é bom e o sacador perde a vantagem
se:
4.4.1 A bola, depois de ser largada ou lançada para o saque,
tocar uma parede, o piso, teto ou quaisquer objetos suspensos das
paredes ou teto antes de ser golpeada - Chamado "Falta".
4.4.2 No momento de golpear a bola, o sacador não tiver parte
de um dos pés em contato com piso dentro da área de
saque ou alguma parte deste pé estiver tocando a linha limitadora
da área de saque (parte deste pé pode se projetar
sobre esta linha, desde que ele não toque na linha) - Chamado
"Foot-Fault".
4.4.3 O sacador fizer uma ou mais tentativa de golpear a bola, mas
falhar em faze-la. - Chamado "Not up".
4.4.4 A bola não for golpeada corretamente. - Chamado "Not
up".
4.4.5 A bola for para fora. - Chamado "Fora".
4.4.6 A bola é sacada contra qualquer outra parede da quadra,
antes da parede frontal. - Chamado "Falta".
4.4.7 A bola é sacada para o chao ou na ou abaixo da linha
de saque. - chamado "Falta" se for acima da lata e "Baixa"
se for para o chao ou na lata.
4.4.8 O primeiro pique da bola, a não ser que seja voleada
pelo recebedor, caia no piso antes ou fora do quarto posterior da
quadra oposto ao lado do sacador. - Chamado "Falta".
4.5 O sacador não devera sacar ate que o marcador tenha anunciado
o escore (o placar)
Nota para os Oficiais
O marcador não devera retardar o jogo pelo anuncio da contagem
do escore. Entretanto, se o sacador sacar ou tentar sacar, antes
do anuncio de contagem do escore, o Árbitro devera paralisar
o jogo e solicitar ao sacador que espere ate que o anuncio do escore
tenha sido feito pôr completo.
5. O jogo
Após um bom saque ser feito, os jogadores golpeiam a bola
alternadamente ate que um ou outro deixe de fazer um bom retorno,
a bola deixar de estar em jogo de acordo com as regras, ou a uma
chamada do Marcador ou Árbitro.
6. Bom Retorno
6.1 Um retorno é bom se a bola, antes de ter tocado mais
de uma vez o piso, for devolvida corretamente pelo batedor de encontro
a parede frontal acima da lata, sem primeiro tocar o piso ou qualquer
parte do corpo do adversário, ou a raquete , corpo ou vestuário,
desde que a bola não seja golpeada para fora.
6.2 Não será considerado um bom retorno, se a bola
tocar a lata antes ou depois de ter tocado a parede frontal e antes
de tocar no piso, ou se a raquete não estiver na mão
do jogador quando a bola for golpeada.
7. Continuidade do Jogo
Depois que o primeiro saque for feito, o jogo deve ser contínuo,
a não ser que:
7.1 A qualquer hora, o jogo pode ser suspenso, devido a má
iluminação ou outras circunstancias alem do controle
dos jogadores, pôr um período que o Árbitro
deve decidir. O escore deve permanecer o mesmo.
Se uma outra quadra estiver disponível quando a quadra em
questão permanecer inadequada, a partida pode ser transferida
para ela, se os dois jogadores concordarem ou se decidido pelo Árbitro.
Na eventualidade do jogo ser suspenso pelo dia, o escore deve permanecer,
a não ser que os dois jogadores concordem em recomeçar
a partida outra vez.
7.2 Um intervalo de noventa segundos deve ser
observado entre cada game.
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